quarta-feira, 2 de maio de 2018

Semana 7 dias com os media






Participa!


De 3 a 9 de maio, ou numa data próxima conveniente, as escolas são desafiadas a refletir sobre o lugar que os media e as redes sociais ocupam no nosso quotidiano. 

"Um número crescente de pessoas, de todas as idades, já não concebe a sua vida desligada da internet e das redes sociais. Vemos tecnologias cada vez mais carregadas de recursos e aplicações; ouvimos promessas que acenam com a facilidade do acesso à informação e à comunicação; lemos notícias e resultados de estudos que mostram que as coisas, com frequência, não são bem assim. Não podemos ignorar que as tecnologias criam possibilidades, mas não asseguram por si que essas possibilidades se tornem realidade.

Há perguntas incontornáveis para as quais as respostas não existem já feitas. Como nos podemos tornar mais capazes de um uso inteligente e criativo das máquinas e dos conteúdos e ser mais exigentes naquilo que partilhamos e de que gostamos? Como podemos enriquecer-nos culturalmente com as redes sociais e outras plataformas digitais? A que ferramentas e métodos recorrer, para ser capaz de distinguir entre o que tem valor e o que é mentira ou mesmo charlatanice? De que modo gerir o tempo, para não ficarmos demasiado dependentes dos ecrãs e, antes, os utilizemos para enriquecer os encontros diretos e explorar o mundo em que vivemos?

A semana de 3 a 9 de maio pode ser uma oportunidade para se conversar – em casa, na escola, no grupo de amigos, no clube. Ou mesmo para se criar um tempo de debate, um evento original, que sirva para colocar os media, as tecnologias e as redes sociais como foco das atenções."

Nas escolas, cada um, no seu contexto, descobrirá quais as iniciativas que faz mais sentido tomar e poderá partilhá-las na página 7 dias com os media, preenchendo um preve formulário que aí é disponibilizado em http://www.7diascomosmedia.pt/registo/.

Como incentivo à inspiração, são disponibilizados Materiais de Apoio na página 7 Dias com os Media 

Eventuais dúvidas poderão ser colocadas através do seguinte e-mail: 7diasmedia@gmail.com

7 dias com os media


Sem comentários: