terça-feira, 1 de maio de 2018

O poder (in)formativo dos media


#WorldPressFreedomDay e #PressFreedom



Emoji /Simbolo do Freedom of Expression and Press, Democracy para a UNESCO, da autoria de Helmut Langer





"A nossa liberdade depende da liberdade de imprensa, e isso não pode ser limitado sem se perder”. Essas palavras, escritas por Thomas Jefferson em 1786, quando lutava pela independência de seu país, têm um alcance universal que transcende o momento histórico de a fundação dos Estados Unidos da América. Qualquer Estado sob o estado de direito que respeite as liberdades individuais, e particularmente as liberdades de opinião, consciência e expressão, depende de uma imprensa livre e independente que esteja a salvo da censura ou coerção.

O ideal de um Estado sob o império da lei exige cidadãos bem informados, decisões políticas transparentes, debates públicos sobre temas de interesse comum e uma pluralidade de pontos de vista que moldam as opiniões e solapam as verdades oficiais e o dogmatismo. Esse poder formativo e informativo cabe principalmente à imprensa e aos media em geral, sob todas as suas formas e através de vários meios.

A UNESCO está ativamente envolvida na defesa da liberdade de expressão, que está no centro de seu mandato, e hoje celebra o 25º Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O tema escolhido este ano é um convite aberto para pensarmos nas relações entre os media, a justiça e o estado de direito. É também uma oportunidade para examinarmos os novos desafios em relação à liberdade da imprensa online.

A liberdade de imprensa, como qualquer outra liberdade, nunca é completamente segura. O desenvolvimento de uma sociedade baseada no conhecimento e na informação através de canais digitais implica uma maior vigilância, para garantir os critérios essenciais de transparência, livre acesso e qualidade.

Informações de qualidade requerem trabalho para verificar fontes e selecionar assuntos pertinentes; exige ética e independência de espírito. Portanto, depende inteiramente do trabalho dos jornalistas. O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é também uma oportunidade para destacar o papel crucial desempenhado por esta profissão na defesa e preservação do estado democrático de direito.

Em 2017, 79 jornalistas foram assassinados em todo o mundo no exercício da sua profissão. A UNESCO está comprometida em defender a segurança dos jornalistas e em combater a impunidade por crimes cometidos contra eles. Contribui também para a sua formação e ajuda as autoridades de diferentes países a adaptar as suas leis de liberdade de expressão aos padrões internacionais.

Por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa deste ano, a UNESCO está a organizar uma conferência internacional para a defesa da liberdade de imprensa, a ser realizada no Gana, durante a qual será concedido o Prémio Mundial da Liberdade de Imprensa UNESCO-Guillermo Cano. O Prémio tem o nome do jornalista colombiano assassinado em 1986 por denunciar com bravura o poder dos cartéis do narcotráfico.

Hoje, estão todos convidados a celebrar a liberdade de imprensa e o trabalho realizado por jornalistas e a participar da campanha online em torno das hashtags #WorldPressFreedomDay e #PressFreedom.

Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, Mensagem por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa de 2018


Sem comentários: