terça-feira, 22 de maio de 2018

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Biodiversidade


“Nós não herdámos a Terra dos nossos antepassados; pedimo-la emprestada aos nossos filhos”.- Provérbio indígena norte-americano












A biodiversidade é um bem comum, um legado inestimável formado ao longo de milhões de anos e um património para ser transmitido às gerações futuras. A sua definição inclui a variedade excepcional de formas de vida existentes na Terra, assim como os ambientes naturais onde essas formas se desenvolveram – os ecossistemas. A biodiversidade é essencial para a nossa própria existência e oferece todos os recursos da natureza para o nosso desenvolvimento. 

A biodiversidade, contudo, não é inesgotável. As intervenções humanas – a exploração extensiva dos recursos, os padrões insustentáveis de consumo, a poluição industrial que causa a mudança climática – têm como resultado danos irreparáveis à biodiversidade. 

Isso foi destacado por especialistas internacionais na Plataforma Intergovernamental sobre Diversidade Biológica e Serviços dos Ecossistemas (Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services – IPBES), que se reuniu no último mês de março em Medellin, na Colombia. Os relatórios produzidos por esses especialistas confirmaram a rápida deterioração da biodiversidade e destacaram os efeitos diretos dessa deterioração que já são visíveis, tais como a propagação de certas doenças entre os seres humanos. 

A UNESCO, uma agência parceira da Plataforma IPBES, compromete-se a trabalhar para conter a perda da biodiversidade e para promover o uso sustentável dos ecossistemas. O Programa O Homem e a Biosfera (Man and the Biosphere – MAB), por exemplo, tem como objetivo assegurar o equilíbrio harmónico entre as atividades humanas e o meio ambiente natural. No contexto da Década das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (2011-2020), a UNESCO também contribui de forma ativa para a implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), aprovada há 25 anos por 196 Estados-partes, e que tem como objetivo a conservação da diversidade biológica e a partilha sustentável e equitativa dos recursos. Nos sítios da sua Lista do Património Mundial, na sua Rede Mundial de Reservas da Biosfera e nos seus Geoparques Globais, a nossa Organização desenvolve soluções inovadoras com todos os seus parceiros, ao abordar de forma complementar as questões da biodiversidade e da diversidade cultural. 

Para além da urgente necessidade de preservar a biodiversidade e restaurar os ecossistemas degradados, esses programas ajudam a transformar atitudes e a desenvolver práticas económicas e sociais. Isso insere-se na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em especial no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 (ODS 15), dedicado à qualidade da vida na Terra, e exige a compartilha de valores como a cooperação, o respeito pela diversidade e a solidariedade entre as gerações, valores esses adquiridos e cultivados por meio da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS). 

Este Dia Internacional tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre essas questões que são fundamentais para a nossa vida, hoje e no futuro. Neste Dia, um lindo provérbio indígena norte-americano é particularmente adequado: “Nós não herdamos a Terra dos nossos ancestrais; nós a tomamos emprestada dos nossos filhos”.

Mensagem de Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Diversidade Biológica, 22 de maio de 2018 

Sem comentários: