terça-feira, 1 de maio de 2018

Dia mundial da liberdade de imprensa







Mensagem de António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas

Uma imprensa livre é essencial para a paz, justiça e direitos humanos para todos. É crucial construir sociedades transparentes e democráticas e manter os responsáveis que estão no poder como pessoas responsáveis e dignas de confiança. É vital para o desenvolvimento sustentável.
Jornalistas e profissionais dos media iluminam os desafios locais e globais e contam as histórias que precisam ser contadas. O seu serviço ao público é inestimável.
As leis que protegem o jornalismo independente, a liberdade de expressão e o direito à informação precisam de ser adotadas, implementadas e aplicadas. Os crimes contra jornalistas devem ser processados.

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa de 2018, apelo aos governos para que fortaleçam a liberdade de imprensa e protejam os jornalistas. Promover uma imprensa livre é defender o nosso direito à verdade.
Obrigado.António Guterres


Celebrar o dia da liberdade de imprensa é uma oportunidade para:

- celebrar os princípios fundamentais da liberdade de imprensa;
- avaliar o estado da liberdade de imprensa em todo o mundo;
- defender os media de ataques à sua independência;
- prestar homenagem aos jornalistas que perderam as suas vidas no cumprimento do dever.


Tema de 2018: Manter o poder sob controle: Media, Justiça e Estado de Direito

O tema da celebração de 2018 destaca a importância de um ambiente legal favorável à liberdade de imprensa e dá atenção especial ao papel de um poder judicial independente capaz de assegurar as garantias legais para a liberdade de imprensa e o julgamento de crimes contra jornalistas.

Ao mesmo tempo, o tema aborda o papel dos media no desenvolvimento sustentável, especialmente durante as eleições - como um cão de guarda que promove a transparência, a prestação de contas e o estado de direito. O tema também visa explorar lacunas legislativas em relação à liberdade de expressão e informação online, e os riscos de regular o discurso online.

Dentro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a contribuição de jornalistas e trabalhadores dos media está mais associada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 de paz, justiça e instituições fortes. Para alcançar este objetivo, instituições eficazes, responsáveis ​​e transparentes em todos os níveis devem ser desenvolvidas, e a liberdade de imprensa é essencial para isso.


Sem comentários: