domingo, 20 de maio de 2018

Dia mundial da abelha


Dia 20 de maio






Abelha selvagem. Kénia. Photo: FAO/ Dino Martins



O valor das abelhas

As abelhas e outros polinizadores, como borboletas, morcegos e beija-flores, estão cada vez mais ameaçados pelas atividades humanas.

Os polinizadores permitem que muitas plantas, incluindo muitas culturas alimentares, se reproduzam. Os polinizadores não só contribuem diretamente para a segurança alimentar, como mas são essenciais para a conservação da biodiversidade - um dos pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Eles também servem como sentinelas para riscos ambientais emergentes, sinalizando a saúde dos ecossistemas locais.

Insetos invasores, pesticidas, mudanças no uso da terra e práticas de monocultivo podem reduzir os nutrientes disponíveis e representar ameaças às colónias de abelhas.

Para aumentar a consciencialização sobre a importância dos polinizadores, as ameaças que enfrentam e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, a ONU designou 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha.







A  data: 20 de maio porquê?

20 de maio coincide com o aniversário de Anton Janša, que no século XVIII foi pioneiro das técnicas modernas de apicultura na sua Eslovénia nativa e elogiou as abelhas pela sua capacidade de trabalho. 


Na colmeia - Vídeos 360º






Sem comentários: