sexta-feira, 4 de maio de 2018

De volta à lua : celebrar Georges Méliès



Celebrar o cinema



Georges Méliès (1861-1938)


"Quem da nossa era consegue viver sem magia, sem sonhar um pouco?"  - Georges Méliès



As equipas dos doodles da Google, do Histórias em foco do Google, do Google Arts & Culture e da Cinémathèque Française colaboraram para criar o primeiro doodle interativo em realidade virtual (RV)/360° de sempre, que celebra a vida e a arte do ilusionista e realizador de cinema francês Georges Méliès.
Sinopse: Um ilusionista charmoso, uma aventureira rainha de copas e um mesquinho homem verde redescobrem o início do cinema, toda a magia de um filme de amor. 

O doodle animado, que dialoga com "Viagem à Lua", presta homenagem ao talento artístico do realizador e prestidigitador Georges Méliès.



O doodle interativo produzido por Nexus Studios, pode ser visto em realidade virtual AQUI


Viagem à Lua, de Méliès (versão restaurada)


O ano de 1902 foi um dos anos mais prósperos de Méliès, altura em que criou o seu filme de referência, "A Viagem à Lua". Méliès recorreu a várias fontes de inspiração, incluindo as obras de Júlio Verne e H.G. Wells, parques e feiras de diversão, bem como operetas.As filmagens decorreram durante vários meses e foi necessário um financiamento muito avultado. A fita do filme media cerca de 260 metros (o que equivale a cerca de 13 minutos de duração) e incluía 30 cenas.

O filme continha as melhores e mais ambiciosas técnicas nunca antes vistas na história do cinema. O filme de Méliès tomou o mundo de assalto e, como consequência, foi bastante pirateado, especialmente nos EUA, o que forçou o cineasta a abrir uma sucursal para proteger a sua propriedade intelectual.




O livro mágico, de Méliès


O milagre de Teófilo, de Méliès


O Chadron infernal, de Méliès



As técnicas utilizadas por Méliès prefiguram os efeitos especiais modernos que são atualmente criados digitalmente. Os mestres de Hollywood nunca se esqueceram de Méliès e consideram o mágico de Montreuil aquele que abriu a caixa de Pandora. O filme A invenção de Hugo Cabret (2011), realizado por Martin Scorsese, é o tributo mais recente a Méliès, assim como o mais espetacular.





Hugo Cabret: Animação 3D-Animation-  Making-of da Pixomondo


A invenção de Hugo Cabret- Trailer

Sem comentários: