sábado, 5 de maio de 2018

Como identificar FAKE NEWS










O pensamento crítico é uma habilidade fundamental na literacia dos media e da informação, e a missão das bibliotecas é educar e defender a sua importância.

As discussões sobre FAKE NEWS (notícias falsas) levaram a um enfoque mais amplo da literacia dos media e do papel das bibliotecas e de outras instituições de ensino. 

Quando a Oxford Dictionaries anunciou a pós-verdade como a Palavra do Ano de 2016, nós, como bibliotecários, percebemos que é necessário agir para educar e defender o pensamento crítico - uma habilidade crucial quando se navega na sociedade da informação.


A IFLA elaborou o infográfico que a seguir se apresenta, com oito etapas simples, com base no artigo da FactCheck.org, Como identificar notícias falsas (que aqui partilhamos com tradução da nossa responsabilidade), para ajudar a descobrir a verificabilidade de uma determinada notícia.

Faça o download, imprima, partilhe - em casa, na sua comunidade local e nas redes sociais. Quanto mais partilhamos o que sabemos, mais sábio o mundo se torna.







Sem comentários: