quarta-feira, 18 de abril de 2018

Dia Mundial da Criatividade e da Inovação


21 de abril


Moda e Sustentabilidade: Boa aparência, boa sorte, faça o bem. Evento realizado 
na sede da ONU para promover o uso da moda como veículo de mudança social. 
Foto ONU / Manuel Elias




Em 21 de abril de 2018, será comemorado o primeiro Dia Mundial da Criatividade e Inovação (#WCID). Observado seis dias após o aniversário de Leonardo da Vinci e um dia antes do Dia Internacional da Mãe Terra, #WCID está bem posicionado para incentivar o pensamento multidisciplinar criativo para nos ajudar a alcançar o futuro sustentável que queremos.

Riqueza das nações
Criatividade e inovação, tanto a nível individual como a nível de grupo, tornaram-se a verdadeira riqueza das nações no século XXI, de acordo com as conclusões da edição especial do Relatório de Economia Criativa "Ampliando vias de desenvolvimento local ", co-publicado pelo United. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC).

Criatividade e Cultura
A economia criativa - que inclui produtos audiovisuais, design, novas media, artes cénicas, editoras e artes visuais - é um setor altamente transformador da economia mundial em termos de criação de rendimentos, criação de empregos e ganhos com exportações. A cultura é uma componente essencial do desenvolvimento sustentável e representa uma fonte de identidade, inovação e criatividade para o indivíduo e a comunidade. Ao mesmo tempo, a criatividade e a cultura têm um valor não monetário significativo que contribui para o desenvolvimento social inclusivo, para o diálogo e a compreensão entre os povos.

Estratégias de crescimento económico
As indústrias culturais e criativas devem fazer parte das estratégias de crescimento económico, de acordo com o relatório da UNESCO sobre cultura e desenvolvimento sustentável. Essas indústrias estão entre os setores mais dinâmicos da economia mundial, gerando 2,25 bilhões de dólares em receita e 29,5 milhões de empregos em todo o mundo. Nesse espírito, os países estão a aproveitar o potencial das áreas de alto crescimento do mercado para retornos económicos e redução da pobreza.

Novo Momento
No #WCID, o mundo está convidado a abraçar a ideia de que a inovação é essencial para aproveitar o potencial económico das nações. Inovação, criatividade e empreendedorismo em massa podem proporcionar um novo impulso para o crescimento económico e a criação de empregos. Pode expandir oportunidades para todos, incluindo mulheres e jovens. Pode fornecer soluções para alguns dos problemas mais urgentes, como a erradicação da pobreza e a eliminação da fome.

UNESCO


Sem comentários: