sábado, 27 de janeiro de 2018

73º Aniversário da libertação de Auschwitz



Comemora-se hoje, dia 27 de janeiro, o 73º aniversário da libertação da concentração nazi alemã e do campo de extermínio Auschwitz, nas instalações do Memorial de Auschwitz. 

Em 2018, comemora-se o 75º aniversário do comissionamento de quatro grandes câmaras de gás e crematórios no campo de Auschwitz II-Birkenau. Consequentemente, o símbolo visual do aniversário será uma pintura de um ex-prisioneiro de Sonderkommando, David Olère, que apresentou nas suas pinturas e desenhos da pós-guerra a tragédia de pessoas assassinadas nas câmaras de gás. 




Até à libertação do campo por soldados do Exército Vermelho, os nazis alemães assassinaram, aproximadamente, 1,1 milhões de pessoas em Auschwitz, principalmente judeus, mas também polacos, romanichéis, prisioneiros de guerra soviéticos e pessoas de outras nacionalidades. Auschwitz é para o mundo de hoje, símbolo do Holocausto e das atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Em 2005, as Nações Unidas adotaram, em 27 de janeiro, o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto.


Sem comentários: