domingo, 17 de dezembro de 2017

Dia Internacional dos Migrantes


18 de dezembro






"No Dia Internacional dos Migrantes, reconhecemos as contribuições e celebramos a vitalidade dos 258 milhões de migrantes do mundo.
Evidências demonstram que os migrantes geram benefícios económicos, sociais e culturais para as sociedades em todos os lugares. Contudo, a hostilidade em relação aos migrantes está, infelizmente, a crescer em todo o mundo. A solidariedade com os migrantes nunca foi tão urgente.
A migração sempre esteve conosco. Desde tempos imemoriais, as pessoas mudaram-se em busca de novas oportunidades e vidas melhores. As mudanças climáticas, a demografia, a instabilidade, as crescentes desigualdades e as aspirações a uma vida melhor - assim como as necessidades não atendidas nos mercados de trabalho - significam que está aqui para ficar.
Precisamos de uma cooperação internacional eficaz na gestão da migração para garantir que os seus benefícios sejam mais amplamente distribuídos e que os direitos humanos de todos os envolvidos sejam devidamente protegidos - conforme reconhecido pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
No ano passado, os líderes mundiais comprometeram-se a adotar um Pacto Global para migração segura, ordenada e regular em 2018. Ao avançarmos, comprometamo-nos a fazer com que a migração funcione para todos." - Secretário-Geral da ONU, António Guterres



"A Agenda 2030 promete não deixar ninguém para trás - isso deve incluir todos os migrantes. Proteger os seus direitos e dignidade significa responder às necessidades humanitárias e promover o desenvolvimento sustentável. Fundamentalmente, trata-se de defender a nossa humanidade comum através da solidariedade em ação." - Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO



Banco Mundial / Dominic Chavez -Refugiados sírios






Tema 2017: migração segura num mundo em movimento


Ao longo da história humana, a migração tem sido uma expressão corajosa da vontade do indivíduo de superar a adversidade e viver uma vida melhor. Hoje, a globalização, juntamente com os avanços nas comunicações e nos transportes, aumentou consideravelmente o número de pessoas que tem o desejo e a capacidade de se mudar para outros lugares. 

Esta nova era criou desafios e oportunidades para as sociedades em todo o mundo. Também serviu para sublinhar a clara ligação entre migração e desenvolvimento, bem como as oportunidades que oferece para o co-desenvolvimento, ou seja, a melhoria concertada das condições económicas e sociais tanto na origem quanto no destino.

A migração atrai cada vez mais a atenção no mundo. Misturados com elementos de imprevisibilidade, emergência e complexidade, os desafios e as dificuldades da migração internacional requerem cooperação reforçada e ação coletiva entre países e regiões. As Nações Unidas desempenham ativamente um papel catalisador nesta área, com o objetivo de criar mais diálogos e interações dentro de países e regiões, além de impulsionar o intercâmbio de experiências e as oportunidades de colaboração.
UN Website

Sem comentários: