sábado, 9 de dezembro de 2017

Dia dos Direitos Humanos



10 de dezembro de 2017







(...) os direitos humanos devem ser a base de todo o progresso.
 Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO

Na sequência da Segunda Guerra Mundial, a humanidade, em conjunto, resolveu defender a dignidade humana em todos os lugares e sempre. Nesse espírito, as Nações Unidas adotaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos como "um padrão comum de conquista para todos os povos e todas as nações".

A Declaração Universal encarna as aspirações humanas comuns, enraizadas em diferentes culturas, colocadas claramente nas suas primeiras palavras: "a dignidade inerente e os direitos iguais e inalienáveis ​​de todos os membros da família humana são o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo ".

Hoje, a Declaração Universal entra no seu 70º ano de existência num momento de crescente desafio. O ódio, a discriminação e a violência continuam retidos. Centenas de milhões de mulheres e homens são indigentes, privados de meios básicos de subsistência e oportunidades. Os movimentos forçados de pessoas estão a violar os direitos numa escala sem precedentes. A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 promete não deixar ninguém para trás - os direitos humanos devem ser a base para todo o progresso em andamento.

Isso deve começar o mais cedo possível, nos bancos das escolas. A UNESCO está a liderar a educação para os direitos humanos hoje, para garantir que todas as meninas e meninos conheçam os seus direitos e os dos outros. Este é o espírito do trabalho da UNESCO para a educação para a cidadania global, para fortalecer o respeito pela diversidade cultural com base na solidariedade e nos direitos partilhados. É por isso que a UNESCO está a lançar o Relatório de Monitorização da Educação Global sobre a Juventude e uma campanha que incentiva os jovens a responsabilizar os governos pelo direito de todos à educação ( #WhosAccableable ).

Em dezembro de 1948, a UNESCO foi a primeira agência das Nações Unidas a colocar a Declaração Universal no coração de toda a sua ação, a promovê-la em todo o mundo através da educação e dos media.

Hoje, e ao longo de todo o ano de celebração dos 70 anos de aniversário, a UNESCO exigirá que todos renovem seu compromisso com os direitos e a dignidade que vinculam a humanidade como uma família única, para defender a Declaração Universal dos Direitos Humanos em todas as sociedades, em todos os casos.

O primeiro artigo da Declaração Universal diz: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos".

Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO


Sem comentários: