quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Dia mundial da filosofia



16 de novembro


    "Face à complexidade do mundo de hoje, a reflexão filosófica é, acima de tudo, um apelo à humildade, à necessidade de dar um passo atrás para nos envolvermos /comprometermos num diálogo fundamentado tendo em vista a construção de soluções para desafios que estão além do nosso controle. Esta é a melhor maneira de educar cidadãos esclarecidos, equipados para combater estupidez e o preconceito. Quanto maiores as dificuldades encontradas, maior a necessidade da filosofia para dar sentido às questões da paz e do desenvolvimento sustentável ".  Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO




Escola de Atenas, de Rafael (1510-1511)
Fonte: https://pixabay.com/pt/escola-de-arte-de-atenas-raphaël-1143741





"Um dia, essa é a unidade do tempo dedicada aos debates em que cada pessoa se deve sentir livre para participar de acordo com as suas convicções. 
Muitos lugares, essa é a nossa unidade de espaço, porque o nosso objetivo comum é também melhorar os argumentos e contra-argumentos não só numa ágora, mas em todas as partes desta grande casa, a que os convidamos a vir e descobrir todos os anos. 
Finalmente, uma unidade de ação, de ação comum, para reafirmar o verdadeiro valor da filosofia, isto é, dizer o estabelecimento de um diálogo que nunca deve cessar quando se trata de questões essenciais e de pensamento que nos devolva uma grande parte da dignidade humana qualquer que seja nossa condição ".Moufida Goucha, ex-chefe da Secção de Segurança Humana, Democracia e Filosofia, durante o primeiro Dia Mundial da Filosofia da UNESCO em 2002



A filosofia é o estudo da natureza da realidade e da existência, do que é possível conhecer e do comportamento correto e errado. A palavra vem do étimo grego phílosophía, que significa "o amor da sabedoria". É um dos campos mais importantes do pensamento humano, pois aspira a atingir o próprio significado da vida.



O Dia da Mundial da Filosofial foi introduzido em 2002 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com os seguintes objetivos: 
  • renovar o compromisso nacional, sub-regional, regional e internacional com a filosofia; 
  • promover pesquisas filosóficas, pesquisas e estudos sobre grandes questões contemporâneas, de forma a responder de forma mais eficaz aos desafios que a humanidade enfrenta atualmente; 
  • sensibilizar o público para a importância da filosofia e do seu uso crítico nas escolhas que surgem para muitas sociedades dos efeitos da globalização ou da entrada na modernidade; 
  • avaliar o estado do ensino da filosofia em todo o mundo, com ênfase especial no acesso desigual; 
  • sublinhar a importância da universalização do ensino da filosofia para as gerações futuras. 


Em 2005, a Conferência Geral da UNESCO proclamou que o Dia Mundial da Filosofia seria celebrado na terceira quinta-feira de novembro.

Subordinado a um tema definido anualmente pela UNESCO, este dia traduz o reconhecimento da importância da Filosofia, e do seu ensino, para o desenvolvimento de pessoas mais críticas, mais reflexivas, mais capazes de pensar a solução para os problemas éticos e políticos que preocupam as nações e os indivíduos em todo o mundo.

Sem comentários: