terça-feira, 14 de novembro de 2017

Dia Mundial da Diabetes


14 de novembro


A diabetes é uma doença crónica, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, ou quando o corpo não pode efetivamente usar a insulina que produz. Isso leva a uma maior concentração de glicose no sangue (hiperglicemia).

A diabetes tipo 1 (anteriormente conhecida como diabetes dependente de insulina ou diabetes infantil) é caracterizada pela falta de produção de insulina.

A diabetes tipo 2 (antes denominado diabetes não insulino-dependente ou adulta) é causado pelo uso ineficaz do corpo da insulina. Muitas vezes resulta do excesso de peso corporal e inatividade física.

A diabetes gestacional é a hiperglicemia que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez.

Nas últimas três décadas, a prevalência de diabetes tipo 2 aumentou dramaticamente em países de todos os níveis económicos. 

Para as pessoas que vivem com diabetes, o acesso a um tratamento acessível, incluindo a insulina, é fundamental para sua sobrevivência. Existe um alvo globalmente acordado para deter o aumento da diabetes e da obesidade até 2025.


Para saber mais sobre o diabetes, veja 10 FATOS SOBRE DIABETES .


Vídeo da Organização Mundial da Saúde


O primeiro relatório global da OMS sobre diabetes demonstra que o número de adultos que vive com diabetes quase quadruplicou desde 1980 para 422 milhões de adultos. Este aumento dramático deve-se, em grande parte, ao aumento da diabetes tipo 2 e os fatores como excesso de peso e obesidade.



 http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/204871/1/9789241565257_eng.pdf?ua=1



 
Uma síntese do Relatório Global sobre Diabetes pode ser acedida AQUI.




OMS | Perfis de diabetes por país

A fim de combater a epidemia mundial de diabetes e doenças não transmissíveis (DNTs), a OMS /Organização Mundial de Saúde considera ser imperativo criar uma linha de base para monitorizar as tendências e avaliar o progresso dos países no combate à epidemia. O objetivo dos perfis de país da diabetes é sintetizar, num documento de referência, o status nacional da prevenção e controle de diabetes. Cada perfil inclui dados sobre a prevalência e as tendências da diabetes; mortalidade; fatores de risco; disponibilidade de planos do país sobre a diabetes; monitorização e vigilância; políticas primárias de prevenção e tratamento e disponibilidade de medicamentos, tecnologias e procedimentos básicos.

A imagem seguinte ilustra o perfil de Portugal :


Perfis de outros países podem ser consultados AQUI.


Novembro, Mês da Ciência

Sem comentários: