sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Dia mundial da ciência para a paz e o desenvolvimento


10 de novembro





O tema deste ano é " Ciência para Compreensão Global ".

"Uma contribuição importante que a UNESCO e os centros de ciência e tecnologia podem trazer para o entendimento global é a oportunidade única de combinar sustentabilidade global e ação local. O diálogo entre ciência, política e vida quotidiana deve ser constante e multidirecional. A sustentabilidade global pode aprender com as melhores práticas e as histórias de sucesso". Flavia Schlegel, Subdirectora Geral das Ciências Naturais da UNESCO


Os objetivos do Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento são:

  • Fortalecer a consciencalização pública sobre o papel da ciência em sociedades pacíficas e sustentáveis;
  • Promover a solidariedade nacional e internacional para a ciência compartilhada entre os países;
  • Renovar o compromisso nacional e internacional para o uso da ciência em benefício das sociedades;
  • Desenhar a atenção para os desafios enfrentados pela ciência e aumentar o apoio ao empreendimento científico.

Desde a sua proclamação pela UNESCO, em 2001, o World Science Day for Peace and Development gerou muitos projetos, programas e financiamentos concretos para a ciência em todo o mundo. O Dia também ajudou a promover a cooperação entre cientistas que vivem em regiões afetadas por conflitos, como por exemplo a criação da Organização Ciência-Palestina ( IPSO ) apoiada pela UNESCO.



Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO 

Ciências, Tecnologia e Inovação (STI) fornecem respostas-chave para construir a paz e reforçar o desenvolvimento sustentável. Precisamos de uma ciência mais integrada para fortalecer a gestão da água, garantir o uso sustentável dos oceanos, proteger os ecossistemas e a biodiversidade, combater as mudanças climáticas e os desastres, promover a inovação.

É por isso que a STI está no coração da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 e do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas. A UNESCO desenvolveu uma abordagem única para promover a cooperação científica global, ao mesmo tempo que incentiva as ações locais, com dois enfoques: a igualdade de género e a África. Neste espírito, a UNESCO lançou em 2017 um simpósio internacional inovador e um fórum político sobre educação das meninas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), para desafiar as desigualdades de género no STEM.

Hoje, a complexidade das questões do mundo ultrapassa o quadro de uma única disciplina. Assim, a UNESCO tornou a transdisciplinaridade a pedra angular do seu trabalho para a sustentabilidade; construindo redes com múltiplas partes interessadas, como museus, universidades, atores privados e públicos, governos e ONGs. O tema deste ano para o Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento, Ciência para o entendimento global, engloba a abordagem da UNESCO para desenvolver a cooperação científica entre e dentro das sociedades, combinando sustentabilidade global e ações e conhecimentos locais.

Existe hoje uma necessidade urgente de promover a cooperação Sul-Sul e Norte-Sul-Sul para promover ITS para o desenvolvimento sustentável e para encorajar a compreensão mútua e a paz. Neste contexto, a diplomacia científica será um instrumento poderoso para o uso da ciência como base para uma cultura de cooperação. O investimento em educação científica será igualmente crucial. Precisamos de conceder igual acesso à matrícula em ciências a todas as pessoas, começando numa idade precoce, com um forte foco nas meninas.

Neste espírito, exorto todas as partes interessadas, muito além dos círculos científicos, a mobilizar-se para liberar todo o potencial das ciências para o desenvolvimento e a paz.
Irina Bokova


Novembro, Mês da Ciência


Sem comentários: