terça-feira, 3 de outubro de 2017

Projeto SELFIE


União Europeia 2017






A Comissão Europeia lançou a versão de teste de uma nova ferramenta para apoiar as escolas no uso de tecnologias digitais: SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational Technology), uma ferramenta de auto-avaliação para escolas capazes digitalmente. 

600 escolas de 14 países - Bélgica (Flandres), Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Malta, Espanha, Reino Unido (Irlanda do Norte), bem como Geórgia, Sérvia e Rússia - têm a oportunidade de experimentar a nova ferramenta "SELFIE" nesta fase piloto, antes de ser finalizada e disponibilizada às escolas europeias interessadas, no início do próximo ano letivo (2018/2019).

O Comissário europeu para a Educação, a Cultura, a Juventude e os Desportos, Tibor Navracsics, disse que "A nova ferramenta SELFIE apoia as escolas europeias que desejem avaliação da utilização das tecnologias digitais na melhoria dos resultados de aprendizagem. O conhecimento digital é indispensável no mundo de hoje. No futuro, 9 em cada 10 empregos exigirão habilidades digitais. Além disso, as habilidades digitais são vitais para garantir que as pessoas possam usar as novas tecnologias de forma segura e ser membros totalmente envolvidos na sociedade. É por isso que as escolas precisam de estar preparadas para equipar os seus alunos com um conjunto adequado de habilidades desde o início".

As tecnologias digitais oferecem novas oportunidades para melhorar a aprendizagem e o ensino. A integração dessas tecnologias de forma significativa, no entanto, continua a ser um desafio para as escolas e a mera presença de equipamentos digitais não se traduz em melhores resultados de aprendizagem. A nova ferramenta SELFIE ajuda as escolas a avaliar as suas forças e fraquezas para aproveitar ao máximo as tecnologias digitais nas suas atividades de ensino.

A SELFIE está a ser desenvolvida pela Comissão Europeia, juntamente com especialistas de toda a Europa.


CONCENTRE-SE EM APRENDER, NÃO NA TECNOLOGIA

A SELFIE faz uma série de perguntas aos professores, líderes escolares e estudantes para fornecer um instantâneo sobre o uso das tecnologias digitais para aprender na escola. A ferramenta centra-se principalmente na aprendizagem, em vez da tecnologia, e tem todas as dimensões em consideração, incluindo estratégias escolares, práticas de ensino, infra-estruturas, currículos e experiência dos alunos.


MELHORIA, NÃO COMPARAÇÃO


Todos os dados são anónimos e não podem ser rastreados para escolas individuais, estudantes ou professores. As respostas são usadas para desenvolver um relatório para cada escola, indicando pontos fortes, fracos e áreas de melhoria. Este relatório destina-se ao diálogo e à reflexão dentro da escola. O foco está no progresso para que a SELFIE possa ser usada por qualquer escola, não apenas pelas "campeãs" digitais ou altamente inovadoras.


LANÇAMENTO EM 2018


Para o projeto da SELFIE, a Comissão trabalhou com 70 especialistas em educação e recebeu contribuições de 5000 líderes escolares, professores e estudantes. O projeto está agora na sua fase piloto. Os coordenadores nacionais em cada país estão a apresentar a ferramenta às escolas e a facilitar os seus testes em 14 países (11 Estados membros da UE, mais a Sérvia, a Geórgia e a Rússia). Pesquisas adicionais (por exemplo, grupos focais, estudos de caso) seguirão para que a versão final do SELFIE seja executada até ao início de 2018. O mapa das escolas participantes está disponível on-line:




https://ec.europa.eu/jrc/en/digcomporg/selfie-tool/selfie-map.

Crédito: EC-GISCO , © EuroGeographics © UN-FAO para os limites administrativos




COMO FUNCIONA?


SELFIE significa Auto-reflexão sobre a aprendizagem eficaz, promovendo a inovação através da tecnologia educacional. A suposição básica é que uma escola habilmente capaz que promove a aprendizagem da era digital segue uma abordagem de cima para baixo e de baixo para cima e é receptiva e favorável às necessidades de todos os membros da comunidade escolar. É por isso que a SELFIE envolve atores importantes: líderes escolares, professores e estudantes. Não segue uma abordagem "one-size-fits-all", em vez disso, é totalmente personalizável para cada escola.


A SELFIE baseia-se no Quadro das Organizações Educativas Digitalmente Competentes que oferece uma descrição detalhada do que é necessário para que as organizações educacionais sejam digitalmente competentes. O projecto é desenvolvido pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia e pela Direcção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura. A nova ferramenta apoia os objetivos da política da UE de melhorar as habilidades e aprendizagens digitais e a iniciativa sobre o Desenvolvimento escolar e o excelente ensino para um excelente começo na vida.




Sem comentários: