terça-feira, 24 de outubro de 2017

Pensamento crítico em contexto escolar


Revista Lusófona de Educação






Avaliação do pensamento crítico em contexto escolar: uma perspectiva emergente em psicologia
por Vioria Alich e Sónia Pereira



"No domínio da avaliação do pensamento crítico encontram-se testes com ca- racterísticas e formatos diferentes: os que vão ao encontro de mais do que uma competência de pensamento crítico, e aqueles que se dirigem a uma competên- cia específica; os que apresentam questões tipo escolha múltipla, os que são constituídos por questões que requerem resposta aberta ou ainda uma combi- nação entre estes dois estilos.

Em Portugal, têm sido desenvolvidos estudos para adaptação e utilização de vá- rios testes de avaliação do pensamento crítico, porém não se encontra ainda ne- nhum que se proponha avaliar de forma compreensiva o pensamento crítico junto de alunos do ensino básico, havendo apenas provas que se ficam pelo formato de escolha-múltipla.

Impõe-se assim a necessidade de se proceder à elaboração de um teste que reúna questões e desafios específicos cujo objetivo seja avaliar cada uma destas competências assim como valorizar a leitura e interpretação das questões e problemas apresentados, com solicitação de respostas alargadas, onde expo- nham as suas opiniões e os argumentos que as sustentem. Apesar de requerer um trabalho de correção mais moroso e menos objetivo, tem como vantagens o conhecimento abrangente que dará acerca destas competências, funcionando como bom indicador das atitudes e comportamentos que poderá apresentar em situações reais."

ALICH, Viorica; PEREIRA, Sónia. Avaliação do pensamento crítico em contexto escolar: uma perspectiva emergente em psicologia.Revista Lusófona de Educação, [S.l.], v. 32, n. 32, july 2016. ISSN 1646-401X. Disponível em: 



Sem comentários: