domingo, 15 de outubro de 2017

Mulheres rurais, o suporte invisível da sustentabilidade



15 de outubro | Dia mundial da mulher rural




Tema 2017: 
"Desafios e oportunidades na agricultura resiliente ao clima para a igualdade de género e o empoderamento das mulheres e meninas rurais"



Uma das muitas pequenas agricultoras que colhem vegetais na aldeia de Ranichuri (distrito de Sindhuli, Nepal). 
Foto de UN Woman / Narendra Shrestra




Na agricultura, as mudanças climáticas exacerbam as barreiras existentes à igualdade de género enfrentadas pelas agricultoras. Globalmente, as mulheres correspondem a 43 por cento da força de trabalho agrícola e desempenham um papel crítico no apoio à segurança alimentar dos agregados familiares e comunitários. No entanto, devido a estruturas políticas discriminatórias ou normas sociais desiguais, as mulheres agricultoras têm menos acesso do que os homens para garantir o acesso à terra, financiamento, água e energia, infra-estruturas, tecnologias e serviços de extensão adequados.

De acordo com algumas estimativas, o fim da diferença de género no acesso à terra e a outros ativos produtivos poderia aumentar os produtos agrícolas até 20 por cento em África. Permitiria também que as agricultoras adotassem abordagens agrícolas resilientes ao clima na mesma proporção que os homens, uma vez que as iniciativas-chave que abordam essas lacunas de género, como a posse da terra garantida, maior inclusão financeira e acesso à informação também são essenciais para acelerar a adoção de práticas agrícolas resilientes ao clima. Em essência, proporcionar acesso igual a agricultores, mulheres e homens, pode ser triplamente vantajoso - na igualdade de género, na segurança alimentar e na gestão do clima -, oferecendo, assim, uma abordagem económica e transformadora na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Um clima em mudança significa que há uma pequena janela de oportunidades para fechar as disparidades de género na agricultura. As mudanças climáticas agravam as barreiras existentes, limitando o acesso dos agricultores às finanças acessíveis a longo prazo e os serviços de extensão agrícola e aumentando o fardo do trabalho de assistência não remunerado à medida que a água e o combustível escasseiam. As mulheres agricultoras estão em risco de serem presas numa espiral descendente na ausência de esforços concertados para fechar essas lacunas de género.

Por conseguinte, é uma prioridade promover o empoderamento das mulheres através de abordagens agrícolas resilientes ao clima. [...]. 

As mulheres são agentes poderosos de mudança para enfrentar as mudanças climáticas em escala. Elas são peça-chave na construção da resiliência da comunidade e na resposta a desastres relacionados com o clima. As mulheres tendem a tomar decisões sobre o uso de recursos e os investimentos no interesse e no bem-estar dos seus filhos, famílias e comunidades. Enquanto atores económicos e políticos, as mulheres podem influenciar políticas e instituições para uma maior oferta de bens públicos, como energia, água e saneamento e infra-estruturas sociais, que tendem a ser mais importantes para as mulheres, e apoiar a resiliência climática e a preparação para desastres.

O tratamento sistemático das lacunas de género na resposta às mudanças climáticas é um dos mecanismos mais eficazes para construir a resiliência climática das famílias, comunidades e nações. O crescente reconhecimento do impacto desproporcional das mudanças climáticas em mulheres e meninas tem sido acompanhado nos últimos anos pela crescente consciencialização dos seus papéis como agentes de mudança e do tremendo valor da igualdade de género e do empoderamento das mulheres para a produção de benefícios sociais, económicos e de resiliência climática.

UN Woman /Nações Unidas (adaptado)

Ler AQUI a Declaração de Phumzile Mlambo-Ngcuka, Secretário-Geral Adjunto da ONU e Diretor Executivo da UN Women, no Dia Internacional das Mulheres Rurais, 15 de outubro de 2017.


Mulheres rurais - agentes de mudança, lutando contra a pobreza, a fome e a mudança de clima

Sem comentários: