quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Dia Mundial do Professor



5 de outubro


Tema 2017: Ensinar em liberdade, capacitar os professores 





"Os professores são um fundamento crítico da força a longo prazo das sociedades - dotando crianças, jovens e adultos dos conhecimentos e habilidades de que precisam para concretizar o seu potencial.
Mas em todo o mundo, muitos professores não têm a liberdade nem o apoio de que precisam para fazer o seu trabalho de vital importância. É por isso que o tema deste ano do Dia Mundial dos Professores - "Ensinar em liberdade, capacitar os professores" - reafirma o valor dos professores capacitados e reconhece os desafios que muitos enfrentam nas suas vidas profissionais em todo o mundo.
Ser professor habilitado significa ter acesso a formação de alta qualidade, salário justo e oportunidades contínuas para o desenvolvimento profissional. Também significa ter liberdade para apoiar o desenvolvimento dos currículos nacionais - e a autonomia profissional para escolher os métodos e abordagens mais apropriados que permitam uma educação mais efetiva, inclusiva e equitativa. Além disso, significa ser capaz de ensinar em segurança em tempos de mudança política, instabilidade e conflito.

Mas em muitos países, a liberdade académica e a autonomia dos professores estão sob pressão." - Discurso de Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Professor 2017. O discurso completo pode ser lido aqui.



O Dia Mundial do Professor 2017 é celebrado sob o tema "Ensinar em Liberdade, Capacitar os Professores", ecoando o tema que em 2015 seguiu a adoção dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), em setembro de 2015, quando a capacitação dos professores foi reafirmada como uma prioridade absoluta em todas as estratégias de educação e desenvolvimento.


Celebrado anualmente em todo o mundo, o Dia Mundial dos Professor reúne governos, organizações multi-e bilaterais, ONGs, setores privados, professores e especialistas no campo do ensino. A adoção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 sobre a Educação, que reconhece os professores como a chave para a consecução da Agenda de Educação 2030, criou a ocasião para a marcação de realizações e a reflexão sobre formas de combater os desafios que se colocam à profissão docente, como a grave falta de professores. Na verdade, de acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO, o mundo precisa de 69 milhões de professores se quisermos alcançar o ensino primário e secundário universal em 2030.




Sem comentários: