terça-feira, 17 de outubro de 2017

Dia internacional para a erradicação da pobreza



17 de outubro








Tema para 2017: 
Respondendo à chamada do dia 17 de outubro para terminar com a pobreza: um passo em direção a sociedades pacíficas e inclusivas

(Answering the Call of October 17 to end poverty: A path toward peaceful and inclusive societies)


A luta contra a pobreza e a discriminação continua no centro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS1 - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

As taxas extremas de pobreza foram reduzidas em mais de metade desde 1990. Embora esta seja uma conquista notável, uma em cada cinco pessoas nas regiões em desenvolvimento ainda vive com menos de um euro por dia, e há milhões de pessoas que fazem pouco mais do que esse valor diariamente. Além disso, muitas pessoas correm o risco de voltar à pobreza.

A pobreza é mais do que a falta de rendimento e recursos para garantir um meio de vida sustentável. As suas manifestações incluem fome e desnutrição, acesso limitado à educação e outros serviços básicos, discriminação social e exclusão, bem como a falta de participação na tomada de decisões. O crescimento económico deve ser inclusivo para proporcionar empregos sustentáveis ​​e promover a igualdade.

A esmagadora maioria das pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza pertence a duas regiões: Ásia do Sul e África Subsaariana.

As altas taxas de pobreza são frequentemente encontradas em países pequenos, frágeis e afetados por conflitos.

Uma em cada quatro crianças menores de cinco anos, no mundo, tem altura inadequada para sua idade

O tema da comemoração deste ano vem lembrar a importância dos direitos humanos, dos valores da dignidade, da solidariedade e da opinião e apelar à luta contra a pobreza em todos os lugares.


"Ending Poverty and Hunger" faz parte de uma série de curtas-metragens da ONU "The Story You are Shaping", criada pela HUMAN, que estreou na Cimeira do Desenvolvimento Sustentável da ONU, em 2015.









Sem comentários: