terça-feira, 12 de setembro de 2017

Prevenção do extremismo violento



Publicações UNESCO



"Violent extremism and the underlying forces of radicalization are among the most pervasive challenges of our time. While violent extremism is not confined to any age, sex, group or community, young people are particularly vulnerable to the messages of violent extremists and terrorist organizations. In the face of such threats, young people need relevant and timely learning opportunities to develop the knowledge, skills and attitudes that can help them build their resilience to such propaganda." - A Teacher’s Guide on the Prevention of Violent Extremism, UNESCO, 2016, p.7


 http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002446/244676e.pdf
Clicar na imagem para aceder ao Guia.



Este é o primeiro Guia do Professor da UNESCO sobre Prevenção do Extremismo Violento através da educação. Este documento foi desenvolvido como resposta direta às necessidades dos Estados Membros da UNESCO, tal como é expresso no ponto 197 / Decisão EX 46 tomada pelo Conselho Executivo da UNESCO em outubro 2015, que solicita à Organização que melhore a sua capacidade de assistência aos países que trabalham para fortalecer as suas respostas educativas ao extremismo violento, incluindo a Educação para a Cidadania Global (Global Citizenship Education/ GCED) baseada nos direitos humanos, tendo em conta os contextos nacionais. 

Como tal, este Guia também constitui o primeiro contributo da UNESCO para a implementação do Plano de Ação para Prevenir o Extremismo violento do Secretário-Geral da ONU, no que diz respeito ao Setor da Educação. 

Juntamente com este Guia, estão a ser desenvolvidas orientações técnicas pela Organização para os formuladores de políticas educacionais nos ministérios da educação.

Esta orientação procura fornecer aos países um conjunto de recursos que possam ajudar a construir e reforçar as capacidades nacionais para enfrentar os mentores /agentes do extremismo violento através de respostas holísticas e pragmáticas em todo o setor da educação. 

Para garantir a relevância deste Guia do Professor em diferentes contextos geográficos e socioculturais, o mesmo foi desenvolvido, após um processo extensivo de consulta a especialistas e professores de diferentes regiões, e testado em campo por agentes educativos em países selecionados. Como tal, ele pode ser usado tal como é apresentado, ou ser considerado como um protótipo a ser contextualizado, adaptado e traduzido para responder às necessidades específicas dos alunos.

UNESCO. Tradução da nossa responsabilidade.



Sem comentários: