sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Dia internacional da democracia



15 de setembro



A caminho de uma assembleia de voto em dia de eleições. Iraque 2009. 
UN Photo/ Rick Bajornas



Tema 2017: Democracia e prevenção de conflitos

O tema deste ano  - Democracia e da prevenção de conflitos - centra-se na necessidade crítica de fortalecer as instituições democráticas para promover a paz e a estabilidade. Uma abordagem mais integrada para fomentar sociedades resistentes exige uma governança democrática efetiva e inclusiva no respeito dos direitos humanos e do Estado de Direito.

As sociedades resilientes são capazes de mitigar as disputas através da mediação, do diálogo e de um grau razoável de legitimidade das suas instituições. Desenvolver mecanismos eficazes de prevenção de conflitos e infra-estruturas fornece uma base para resolver queixas e sustentar a paz. Processos, tais como acordos de paz, eleições e reformas constitucionais, podem ajudar a manter o equilíbrio entre interesses conflitantes e reduzir a fragilidade e a probabilidade de violência organizada.

Uma forte liderança para apoiar a democracia, fortalecer a sociedade civil, capacitar as mulheres e defender o estado de direito são condições que preservam a estabilidade e a paz.

Reconhecendo os laços indivisíveis entre sociedades pacíficas e instituições efetivas, responsáveis ​​e inclusivas, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável aborda a democracia na Meta de Desenvolvimento Sustentável 16.




Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres:

"O Dia Internacional da Democracia é uma oportunidade de compromisso com um mundo definido pelos valores consagrados na Carta das Nações Unidas: paz, justiça, respeito, direitos humanos, tolerância e solidariedade. No entanto, em muitas sociedades por todo o mundo, há uma crise de fé. A globalização e o progresso tecnológico libertaram muitos da pobreza, mas também contribuíram para a desigualdade e a instabilidade. Existe uma divisão crescente e aprofundada entre as pessoas, bem como entre as pessoas e as instituições políticas que existem para representá-las. O medo está a condicionar muitas decisões. Este é um perigo para a democracia.
É hora de reconstruir as relações entre pessoas e líderes - nacionais e internacionais. É hora de os líderes ouvirem e mostrar que se preocupam com as suas próprias pessoas e com a estabilidade e solidariedade globais de que todos nós dependemos. E é hora de toda a comunidade internacional abordar uma das suas deficiências mais graves: a nossa incapacidade de prevenir crises.
Para trabalhar com credibilidade para a prevenção, precisamos de apoiar melhor os países nos seus esforços para fortalecer as suas instituições democráticas e tornar as suas sociedades mais resistentes. Em alguns países, uma ilusão perigosa assumiu que a democracia está em contradição com a estabilidade ou a prevenção de conflitos.
Muito pelo contrário: ao destruir as instituições democráticas, reprimindo a sociedade civil, minando o direito e os direitos humanos, o governo autoritário cria condições para que as ideologias extremistas e as atividades terroristas prosperem. Isso impede as sociedades de desenvolver canais pacíficos e instrumentos efetivos para a resolução de queixas e outros desafios.
Do mesmo jeito, derrubar um ditador, ou realizar eleições numa situação pós-conflito, não significa que a democracia prosperará sozinha. Isso requer liderança, garantindo que as democracias emergentes e em desenvolvimento sejam apoiadas, para que possam ter sucesso. É necessário fortalecer a sociedade civil, capacitar as mulheres e defender o estado de direito.
Estas são as condições que permitem que a democracia, a estabilidade e a paz prevaleçam. Neste dia, vamos dedicar-nos aos valores consagrados na Carta das Nações Unidas - sem duplos padrões, com total comprometimento e com total transparência." (tradução da nossa responsabilidade)


Consultar Kit Informativo AQUI




As Nações Unidas apoiam eleições em todo o mundo



Sem comentários: