segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Dia internacional da caridade


5 de setembro






A caridade, tal como as noções de voluntariado e filantropia, proporciona vínculos sociais reais e contribui para a criação de sociedades inclusivas e mais resilientes. A caridade pode aliviar os piores efeitos das crises humanitárias, complementar os serviços públicos em saúde, educação, habitação e proteção infantil. Auxilia o avanço da cultura, ciência, desportos e proteção do património cultural e natural. Também promove os direitos dos marginalizados e desfavorecidos e difunde a mensagem da humanidade em situações de conflito.

O Dia Internacional da Caridade foi estabelecido com o objetivo de sensibilizar e mobilizar pessoas, ONGs e partes interessadas em todo o mundo para ajudar os outros através de atividades voluntárias e filantrópicas.

A data de 5 de setembro foi escolhida para comemorar o aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá, que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1979 "pelo trabalho realizado na luta para superar a pobreza e a angústia, que também constituem uma ameaça para Paz."



A Madre Teresa, a famosa freira e missionária, nasceu em 1892, Agnes Gonxha Bojaxhiu. Em 1928, foi para a Índia, onde se dedicou a ajudar os indigentes. Em 1948, tornou-se cidadã indiana e fundou a ordem dos Missionários da Caridade em Kolkota (Calcutá) em 1950, que se tornou conhecida pelo seu trabalho entre os pobres e os moribundos nessa cidade.

Em reconhecimento do papel da caridade no alívio das crises humanitárias e do sofrimento humano dentro e entre as nações, bem como dos esforços das organizações de caridade e dos indivíduos, incluindo o trabalho de Madre Teresa, a Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução A / RES / 67/105 designou o 5 de setembro, o aniversário da morte de Madre Teresa, como o Dia Internacional da Caridade.




A caridade no contexto das Metas de desenvolvimento sustentável 

A ONU reconhece que em termos de desenvolvimento, os governos não podem agir sozinhos e que o envolvimento cívico - por meio do voluntariado e da filantropia - desempenha um papel importante na criação da mudança global desejada.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais o envolvimento cívico pode beneficiar os participantes e contribuir para o desenvolvimento sustentável global:

  • Sensibilizar para a dificuldade dos desafios e pressionar a ação coletiva em questões globais.
  • Melhorar a confiança entre diversos grupos e criar capital social.
  • Eliminar barreiras sociais e culturais e criar coesão.
  • Desenvolver a resiliência através da ação da comunidade e aprimorar o sentido de responsabilidade na comunidade.



Sem comentários: