quinta-feira, 7 de setembro de 2017

A literacia num mundo digital






"As tecnologias digitais permeiam todas as esferas da nossa vida, moldando fundamentalmente o modo como vivemos, trabalhamos, aprendemos e socializamos.

Estas novas tecnologias estão a abrir novas e amplas oportunidades para melhorar as nossas vidas e nos conectar globalmente - mas também podem marginalizar aqueles que não possuem as habilidades essenciais, como a literacia, para navegar nelas.

Tradicionalmente, a literacia tem sido considerada como um conjunto de habilidades de leitura, escrita e contagem aplicadas num determinado contexto. As sociedades do conhecimento mediadas digitalmente estão a mudar o que significa ser literacicamente competente, exigindo novas habilidades literácicas de nível superior. Ao mesmo tempo, a tecnologia pode trabalhar para melhorar o desenvolvimento da literacia. 

Tudo isto deve ser entendido num contexto mais amplo. Em todo o mundo, 750 milhões de adultos ainda não possuem as habilidades literácicas mais básicas. Cerca de 264 milhões de crianças e jovens ainda não beneficiam da educação escolar. Além disso, pesquisas internacionais mostram que uma grande parte da população de adultos e jovens em todo o mundo, incluindo paises desenvolvidos, está inadequadamente equipada com as habilidades digitais básicas necessárias para funcionar plenamente nas sociedades de hoje e no local de trabalho. Minimizar essa lacuna é um imperativo educacional e de desenvolvimento. 

As tecnologias da informação e da comunicação criam oportunidades para abordar esse desafio. As ferramentas digitais podem ajudar a expandir o acesso à aprendizagem e melhorar a sua qualidade. Elas têm o poder de alcançar camadas de população mais distantes, melhorar a monotorização do progresso literácico, facilitar a avaliação de habilidades e tornar mais eficiente a gestão e governança dos sistemas de distribuição."

Ler AQUI (em Inglês) a mensagem completa da Diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova. Tradução da nossa responsabilidade.



Sem comentários: