segunda-feira, 8 de maio de 2017

"Miúdos a votos" - os vencedores nacionais



"A leitura de um dos livros não é melhor do que a leitura de outro livro. Todos os livros têm o seu tempo, o seu espaço, apelam a diferentes estados de espírito. Só posso dizer que livros como O Principezinho são fascinantes, porque são transversais e têm uma mensagem de paz, de solidariedade e até de democracia" - Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação





Na cerimónia que decorreu na Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa, e que contou com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do secretário de Estado da Educação, João Costa, e dos escritores António Torrado, Pedro Seromenho, David Machado e Luísa Ducla Soares, foram divulgados os vencedores de cada ciclo de «Miúdos a Votos».

Os alunos do 1.º ciclo elegeram o clássico O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, como o livro mais fixe (7,2% dos votos); em segundo lugar, Porque é que os Animais não Conduzem?, de Pedro Seromenho (6,8%); e O Tubarão na Banheira, de David Machado, foi o terceiro candidato eleito (6,4%).

No 2.º ciclo, a Avozinha Gângster, do autor e também comediante David Walliams, venceu a eleição, com 2 418 votos. Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling (996 votos), alcançou o segundo lugar e O Principezinho conquistou o terceiro lugar.

No terceiro ciclo, foram as obras inspiradas em histórias reais que reuniram mais votos. A Culpa é das Estrelas, de John Green, reuniu o maior número de votos (13,1% dos votos). Em segundo e terceiro lugar, ficaram colocados os candidatos O Diário de Anne Frank (8,4%) e O Rapaz do Pijama às Riscas (7,7%), respetivamente. Duas histórias cuja ação decorre durante a II Guerra Mundial e que retratam a perseguição nazi aos judeus.



Sem comentários: