sexta-feira, 7 de abril de 2017

Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio no Ruanda


7 de abril



Imagem: Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC)




Mensagem do Secretário-geral da ONU para o Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio no Ruanda, 7 de abril de 2017



Vídeo: Mensagem de António Gueterres, Secretário-Geral da ONU, por ocasião da celebração 
do Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio no Ruanda



7 de abril de 2017 marca o vigésimo terceiro aniversário do genocídio de 1994 contra os tutsis no Ruanda, durante o qual os hutu e outros que se opunham ao genocídio também foram assasinados. O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou hoje que a única maneira de homenagear as vítimas é assegurar que tais eventos nunca voltem a acontecer.

O genocídio de 1994 no país do Leste Africano viu o assassinato sistemático de mais de 800.000 pessoas. A grande maioria era Tusi, mas Hutu moderados, Twa e outros grupos também sofreram durante os 100 dias de violência.

Na sua mensagem para comemorar o Dia Internacional de Reflexão sobre o Genocídio no Ruanda, Guterres disse: "Prevenir o genocídio e outros crimes monstruosos é uma responsabilidade partilhada e um dever central das Nações Unidas. O mundo deve estar sempre atento aos sinais de alerta de genocídio e agir rapida e antecipadamente contra a ameaça.

"A história está repleta de trágicos capítulos de ódio, inação e indiferença - um ciclo que levou à violência, encarceramento e campos de extermínio", acrescentou.

No entanto, alertou , "o veneno da intolerância" ainda existe em todo o mundo. "Ainda hoje, as minorias e outros grupos sofrem ataques e exploração baseados em quem são".

O Secretário-Geral observou que os sobreviventes do genocídio continuam a enfrentar lutas, mas elogiou a sua resiliência e capacidade de reconciliação.

Pediu também à sociedade que "aprenda as lições do Ruanda e trabalhe em conjunto para construir um futuro de dignidade, tolerância e direitos humanos para todos".




Imagem: http://www.un.org/en/preventgenocide/rwanda/images/postcard/RWANDA_ENGLISH_FRONT.jpg





Sem comentários: