segunda-feira, 17 de abril de 2017

2017 - Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento



http://www.unesco.org/new/typo3temp/pics/b68692f25d.jpg

"O Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento é uma oportunidade para fortalecer a dinâmica positiva entre o património e o turismo. Em 2017, a UNESCO lançará várias iniciativas para apoiar o desenvolvimento do turismo sustentável, com a União Europeia e outros parceiros. A UNESCO também irá organizar conferências importantes sobre turismo nas Reservas da Biosfera que estão localizadas no Mediterrâneo, bem como sobre cultura e turismo juntamente com a UNWTO. O turismo sustentável requer novas parcerias para melhor educar e informar, de modo a estimular novos comportamentos e fortalecer o comprometimento entre todos os envolvidos com o turismo. Esse espírito orienta a cooperação entre a UNESCO e a UNWTO, para garantir que o turismo sustentável seja um catalisador de mudanças positivas do comportamento mundial."
Mensagem de Irina Bokova, Diretora-geral da UNESCO, para o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento



"A Organização das Nações Unidas proclamou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em reconhecimento do grande potencial da indústria do turismo, que responde por cerca de 10% da atividade económica mundial, para contribuir para a luta contra a pobreza e promover a compreensão mútua e o diálogo intercultural, temas centrais da missão da UNESCO.

Na sua proclamação do Ano Internacional, a ONU declarou: “Promover mais entendimento entre os povos de todos os lugares, o que leva a uma maior consciencialização sobre o rico património de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo dessa forma para fortalecer a paz no mundo”.

Esses objetivos têm sido reconhecidos há muito tempo pelos vários programas culturais e científicos da UNESCO, sobretudo pelo Programa do Património Mundial (World Heritage Programme), que tem vindo a trabalhar para assegurar que os turistas que visitam os seus 1.052 sítios naturais e culturais beneficiam as comunidades locais, e que os fluxos de visitantes sejam administrados de maneira compatível com a conservação do património.

O turismo bem estruturado e bem administrado também pode contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável dos 119 Geoparques Mundiais (Global Geoparks) designados pela UNESCO em 33 países, os quais são sítios espetaculares que nos ensinam sobre a história do nosso planeta. Da mesma forma, o Programa O Homem e a Biosfera (Man and the Biosphere – MAB Programme), com os seus 669 sítios em 120 países, tem sido uma laboratório pioneiro para a sustentabilidade, desde que foi estabelecido para promover o desenvolvimento económico consciente da necessidade de preservar o meio ambiente e os recursos naturais. A Rede da UNESCO de 116 Cidades Criativas (Creative Cities) em 54 países também promove ações e inovações, sobretudo para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O turismo é impulsionado pelas forças da globalização que têm levado a um enorme aumento da circulação de bens e ideias, de pessoas e tendências culturais. Essa atividade pode ser canalizada de maneira a permitir que os visitantes se divirtam e aprendam com a riqueza e a diversidade do património cultural, das expressões culturais e das práticas culturais imateriais. O turismo ajuda as indústrias culturais locais a encontrar novos públicos, assim como novos mercados, para os seus bens e serviços.

Durante 2017, a UNESCO irá trabalhar com os seus Estados-membros e muitos outros parceiros para garantir que o turismo sirva para preservar, em vez de destruir o património multifacetado do mundo, o qual contribui para o bem-estar e a dignidade das comunidades, além de proporcionar a reunião das pessoas."

Representação da UNESCO no Brasil (texto com adaptações)


Sem comentários: