quinta-feira, 2 de março de 2017

Semanas de leitura: Encontros com autores



 Pat R


Amanhã. Biblioteca CCB 




Havia tanto que poderia dizer sobre mim e haveria tanto que nem sequer seria capaz de o fazer, porque não o sei, ainda. Haveria muito que gostaria de contar, mas falta-me o contexto, o tempo, o espaço. Não saberia ao certo como o colocar, como o confessar, como o deixar sair e o controlar, sem que tome vida própria e pareça exagerado, descontrolado. Haveria inúmeras coisas que poderia dizer sobre mim e ainda assim não significariam nada. Portanto, vou optar por não as dizer, vou guardá-las em mim onde sei que não magoam ninguém, onde sei que não causam danos. Mas, citando Truman Capote, uma coisa é certa "As palavras salvaram-me sempre da tristeza."


Pat R regressa à nossa escola, amanhã, para nos falar do seu último livro Os homens nunca saberão nada disto.






3 ilustradores colaboraram na criação de um complemento visual à obra Os Homens Nunca Saberão Nada Disto - um romance gráfico intitulado Livro de Extras ou Emet, a Verdade. Este acessório pretende acompanhar a leitura da história e consta de vários elementos adicionais meticulosamente pensados para adornar e enriquecer o enredo: uma árvore genealógica que permite compreender melhor a estrutura da família Pollock; cinquenta e oito ilustrações de vinte e três ilustradores, colaborações de artistas de diferentes continentes, países e culturas, nas quais o universo de cada uma das personagens é recriado e interpretado através de símbolos, referências visuais, espaços; a recriação do álbum de fotografias da família Pollock, frequentemente referido pelos narradores; uma retrospetiva do trabalho artístico de Lizz Moon e um CD, no qual é interpretado o mítico álbum dos Ouranos "Evergreen Queen", lançado em 1969, numa recriação das mentes criativas de Mike Ghost e Fernando Matias.

Colaborações de: Adrian Baxter, Ana Bagayan, Ana Luís Quintão, Antonina Aleksandrova, Barbara Moura, Emma Munger, Dan Moura, Glyn Smyth “Stag & Serpent”, Helena Morais Soares, Hell Yeah “André Teixeira”, Horácio Frutuoso, Igor Piwowarczyk, Lola Dupré, Marina Gonzalez Eme, Pedro Lourenço, Sang miao; Sara Feio, Theoretical Part, Thomas Chedeville, Tiago Dinis, Vanessa Neves, Zé Pereira.



A autora lê um extrato de Os Homens Nunca Saberão Nada Disto 



Sem comentários: