domingo, 22 de janeiro de 2017

Maria Àngels Anglada | O violino de Auschwitz






Livros selecionados para a 1ª prova de seleção do CNL


"O Violino de Auschwitz é a história de um violino que foi criado no meio do horror. Este romance doloroso transmite, no entanto, a esperança no género humano, na salvação pela arte, na beleza e no trabalho.(Contra-capa)


Plano Nacional de Leitura - Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura



É dezembro de 1991 e, num concerto de homenagem a Mozart em Cracóvia, a primeiro violinista impressiona o seu colega de trio com um instrumento rústico e humilde. No dia seguinte, quando ele lhe pergunta como é que ela o obteve, uma notável história se revela: A da vida de Daniel, um luthier [construtor], que sobreviveu passando por grandes dificuldades em Auschwitz, como carpinteiro e trabalhando às tardes na fábrica IG Farben. A inesperada relação com o comandante do campo e a posterior encomenda de um violino com as especificações de um Stradivarius tornaram-se dois momentos decisivos na vida de Daniel, em Auschwitz, sobretudo após descobrir o segredo por trás dessa tarefa.




«A narrativa chega-nos em analepse, pelos papéis deixados por Daniel, entregues por uma figura feminina ao narrador. A escrita faz-se de um elegante equilíbrio, como a própria música, evocada e pano de fundo à história, construção simbólica de uma harmonia inesperadamente oculta pelo meio das agruras infernais que habitam todo o cenário. Os capítulos surgem intercalados com notas – reais – sobre procedimentos banais do campo de concentração, reflexos da gestão corrente como eram tratados os seres humanos que perdiam rapidamente essa condição, junto homens como “o comandante Sauckel, aquele gigante sádico e refinado, [que] queria plantar gladíolos e camélias”. O delicado paradoxo mantido entre a brutalidade e a fome que perfazem o quotidiano de Daniel e a elegância com que evoca as peças do violino, a técnica da sua construção, o perfeccionismo do seu empenho ou a beleza da música que poderá dele nascer são amplamente metafóricas de todo o contexto onde se desenvolveu a prática da crueldade ainda hoje incompreensível.» 
João Morales




Foto: http://www.pontas-agency.com/maria-angels-anglada/


Biografia da autora

Maria Angels Anglada nasceu em Vic (Espanha), em 1930, e estudou filologia clássica na Universidade de Barcelona. 
Trabalhou em tradução e crítica e colaborou em diversas revistas literárias. 
Foi membro da Associação de Escritores de Língua catalã, e recebeu inúmeros prémios.
A sua obra abrange a ficção, ensaios, poesia e crítica, bem como jovens e contos infantis.
Faleceu em 1999.



Sem comentários: