segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Dia internacional para a erradicação da pobreza


17 de outubro





Tema de 2016: 

Mudar da humilhação e da exclusão para a participação: terminar com a pobreza em todas as suas formas 



"A pobreza não é simplesmente medida pelo rendimento inadequado. Ela manifesta-se no acesso restrito à saúde, educação e outros serviços essenciais e, muito frequentemente, pela negação ou o abuso de outros direitos humanos fundamentais [...] Vamos ouvir e dar atenção às vozes das pessoas que vivem na pobreza. Vamos comprometer-nos a respeitar e defender os direitos humanos de todas as pessoas e acabar com a humilhação e a exclusão social que as pessoas que vivem na pobreza enfrentam todos os dias, promovendo a sua participação nos esforços globais para acabar com a pobreza extrema de uma vez por todas."Secretário-Geral das Nações Unidades, Ban Ki-moon





Photo credit: Ignacio Marin


A meta para o Desenvolvimento Sustentável proposta pelas Nações Unidas para «acabar com a pobreza em todas as suas formas em todos os lugares» reconhece explicitamente que a pobreza resulta não da falta de apenas uma coisa, mas de muitos fatores interrelacionados diferentes que afetam a vida das pessoas que vivem na pobreza.

Isto significa que devemos deixar de ver a pobreza apenas como a falta de rendimento ou do que é necessário para o bem-estar material - tal como alimentação, habitação, terra e outros ativos -, e entendê-la nas suas múltiplas dimensões.

O tema deste ano - selecionado após consulta a ativistas, sociedade civil e organizações não governamentais - destaca o quão importante é reconhecer e tratar a humilhação e a exclusão sofrida por muitas pessoas que vivem na pobreza.




Sem comentários: