sexta-feira, 15 de março de 2013

Semana da Leitura em Rede






De 11 a 15 de março os alunos do 9.º ano da Camilo (turmas C e G) participaram na Semana da Leitura da RBVR. 

Na atividade Café com Letras de Mar leram poemas de autores portugueses em estabelecimentos comerciais (lojas, farmácias, cafés, restaurantes), Repartições Públicas e Câmara Municipal.

Em Ler Sempre a Andar declamaram poemas (também sobre o mar) na linha 1 do Corgobus (Avenida Carvalho Araújo - UTAD - Avenida Carvalho Araújo).

Professores e alunos foram muito bem acolhidos em todos os locais por onde passaram, tendo algumas pessoas insistido que se deveria repetir mais vezes esta atividade de leitura.

A escola agradece a todos quantos permitiram que esta atividade tivesse sido um sucesso.

As imagens (fotografias e vídeo) que anexamos falam por si.




 


quinta-feira, 14 de março de 2013

Reabertura da Biblioteca | Estamos na RBE!



O dia 11 de março foi um dia muito especial para a nossa Escola - a cerimónia de reabertura da Biblioteca. Após um curto período de encerramento, ei-la novamente disponível para todos os seus utilizadores. 






O salão nobre da escola passou a ter uma nova luminosidade, transformando-se num espaço de encontro, onde se congregam os audiovisuais, os periódicos, a divulgação das últimas aquisições e as exposições artísticas dos nossos alunos.






Na sala de leitura formal e de pesquisa, poderemos usufruir de momentos de silêncio e concentração, tão importantes para a realização de trabalho individual e/ou em grupo. 



Por outro lado, a biblioteca expandiu-se para o exterior, criando um espaço aberto, multifuncional e convidativo à leitura.



Nos dias 12, 13 e 14 de março todos os alunos tiveram oportunidade de conhecer as novas instalações da BE, através de visitas guiadas, em tempo letivo, acompanhados pelos professores, de acordo com calendarização previamente divulgada. 

Os alunos aderiram a estas visitas tendo manifestado curiosidade e entusiasmo pela nova biblioteca.

Do plano de atividades da reabertura da biblioteca, salienta-se também a aula aberta sobre Gabriel Garcia Lorca e Salvador Dali - Encontros e Desencontros -, orientada pela professora Paula Fortuna, no dia 12.




Uma outra atividade desenvolvida pela biblioteca foi a exposição sobre o fundo oitocentista da biblioteca, de 11 a 15 de março, subordinada ao tema Identidade e Memória.





Ler+ é Saber +


Contamos com a tua presença!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Concurso BiblioFilmes


Vídeos/filmes sobre livros e bibliotecas

O BiblioFilmes é um concurso de vídeos/filmes sobre livros e bibliotecas que iniciou a sua edição de 2011 (o 4º volume) e conta, novamente, com o apoio do Plano Nacional de Leitura, também na escolha das melhores participações recebidas, na vertente Votação Júri.

O concurso está aberto até 15 de Abril. Os vídeos e a informação sobre a respectiva ligação devem ser colocados no YouTube e enviados para a Organização até essa data. O anúncio dos vencedores, nas respectivas categorias, será feito a 23 de Abril, Dia Mundial do Livro.

Toda a informação sobre o Bibliofilmes, bem como sobre as participações nos concursos anteriores, pode ser vista em BiblioFilmes.com ou através do email BiblioFilmes@xariti.com.

O desafio é que Professores e Alunos demonstrem que são "amadores" ("pessoa que ama") de Livros e Bibliotecas e façam um "filme" (em vídeo ou telemóvel) em que contem a sua história e provem o quanto gostam da sua Biblioteca e/ou de um Livro(s).

Das várias sugestões e categorias a concurso, destacamos:
  • Vídeo de Biblioteca Pública
  • Vídeo de Biblioteca Escolar
  • Vídeo de aula/atividade escolar para promover a leitura
  • Vídeo de uma Crítica/Recomendação de um livro
  • Melhor trailer de um Livro

O BiblioFilmes Festival conta com as vossas participações para dar ainda mais significado ao Dia Mundial do Livro! 


Reabertura da Biblioteca